sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A Noite dos Clássicos e de muita emoção



O Clube do Samba traz imperdível show instrumental para o dia 28
Por Anna Karenina 4085/BA
Maori Estratégias & Comunicação.

Impreterivelmente às 19 horas, começa a Noite dos Clássicos, no Clube do Samba, em Ilhéus. A casa, que tem se tornado cada vez mais conhecida por formadores de opinião e apreciadores da boa música, traz como atração para o dia 28 de dezembro, sexta-feira, o instrumentista Irmão. Músico ilustre e reconhecido pelo seu talento, vai fazer um grande show instrumental, com o melhor do chorinho, violão brasileiro, músicas de cinema, guitarra, violino e performances com violão. É chorinho, samba no pé e muita, mas muita boa música.
Pode chegar gente boa porque o final do ano se encerrará muito bem. Sejam todos bem vindos, porque a casa é de samba. Rua Aliança, nº 51, Conquista, Ilhéus-BA. O show tem previsão para acontecer até as 22 hs.
O Clube do Samba...
...É assim, um acontecimento onde você sente a identidade cultural brasileira, onde você se sente bem.
Há mais de cinco anos músicos, sambistas, cantores, compositores e intérpretes de Ilhéus têm se reunido na casa para fazer música elevada de alta qualidade sonora. O samba, raiz da Música Popular Brasileira, é o grande atrativo de admiradores, entre artistas, agentes culturais, poetas e adeptos.
O Clube do Samba é uma casa de confraria em homenagem ao ilustre cantor e intérprete ilheense Joãozinho Alfaiate (in memoriam). Presidido por Jorge Ivan, cantor, percussionista, filho do homenageado e casado com Agda Silva, o Clube do Samba foi fundado no ano de 2007 e é formado por Délio Santiago, Herval Lemos, Sérgio Nogueira, Gil Lucas, Priscila Benevides, Irmão, Djalma, Luizinho, Cláudio Vieira, Luana e Lito Vieira. Conta com a participação de uma geração ativa e conceituada de músicos que se reúnem com apreciadores para fazer música elevada de alta qualidade sonora.
Joãozinho Alfaiate
Natural de Ilhéus e nascido em 8 de marco de 1929, Joãozinho Alfaiate (in memoriam),  era músico de rua e costumava tocar bolero e samba nos bares da cidade, geralmente no Bar de Treita da Avenida Itabuna, no Bar Capixabinha do bairro da Conquista e na Maré Mansa. Casou-se com Lélia Rodriguez Araújo, com quem teve sete filhos, e, junto com seus contemporâneos, formou um grupo de seresta marcando a história do samba na cidade.

A “Velha Guarda” pode ser lembrada em Ilhéus por nomes de músicos como os de Seu Gordura (in memoriam), considerado o mestre de todos os cantores, e Odraude, personalidade que vivenciou a época em que o bolero, a seresta e o samba se misturavam nas cantorias e salões da década de 1950 em diante. Assim acontecia o samba mesclado com outros ritmos nos bailes dançantes do antigo “Berro D’água”, onde é hoje Hotel Opaba, no Pontal, em Ilhéus.

Músicos como Mão Branca, Antônio Muniz, Clovis Farias e Assis, eram contemporâneos de Joãozinho Alfaiate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário