segunda-feira, 24 de setembro de 2012

IX Tennis Cup Praia do Forte: Inscrições abertas!


Acontecerá na Praia do Forte, em Salvador-BA, um torneio do Circuito de Tênis da Bahia nas quadras do Hotel Tivoli, no ultimo final de semana do mês.

Por Anna Karenina 4085/BA

A Praia do Forte vai receber nas quadras do TIVOLI Hotels & Resorts, de 27 a 30 de setembro, o IX Tennis Cup Praia do Forte, em Salvador-BA. Praticantes e amantes do Tênis que possuem entre 35 e 70 anos de idade, de ambos os sexos, ainda podem se inscrever nas classes infanto juvenil e duplas para desfrutar de três dias com esporte, lazer, conforto e diversão num dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Com o Torneio de Tênis, os pacotes de hospedagem variam entre o single, duplo, triplo, incluídos café da manhã, almoço, jantar e participação nos jogos, tudo isso com facilidades nas formas de pagamento. As inscrições podem ser feitas pelo contato (71) 3363-2031.
A organização é do Circuito de Tênis da Bahia em parceria com iniciativas privadas na promoção de eventos esportivos no Estado. De acordo com a organizadora Agda Silva, “sempre realizamos eventos com a proposta de integração, esporte e lazer entre pessoas não só de vários municípios da Bahia, mas inclusive de outros estados, de capitais como São Paulo, Vitória, Aracaju, Curitiba e Rio de Janeiro. Sem dúvidas, é uma grande alegria reunir esportistas e promover a prática do tênis, inclusive para categorias acima de 60 anos”.
Os jogos serão disputados em dois Sets com tie break e no add, com a arbitragem geral de Nilda Santana. Em caso de empate, haverá um Tie break decisivo. A programação se inicia às 18 horas no dia 27 com o sorteio das chaves no Restaurante Goa. No dia seguinte, 28, iniciam os jogos de todas as categorias às 16 horas, tendo continuidade das disputas no dia 29. No último dia do evento, 30, acontecem os jogos de Duplas Escolhidas. Campeões e Vice Campeões serão premiados com recebimento dos troféus.

Maiores informações: agdasilva@gmail.com (71) 9973-3213 (71) 8673-2308 (71) 9109-4387 (71) 3363-2031. www.tenisbahia.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um Poema em cada Árvore de Alegria Poética


“Um Poema em cada Árvore”, intervenção com edição nacional de incentivo à leitura, acontece nesta sexta e sábado, 21 e 22 de setembro, em todo o Brasil em homenagem ao dia da Árvore. Em Ilhéus, a ação tem continuidade amanhã (22) às 16 hs, na Avenida Soares Lopes, realizada nas imediações da Pista de Skate, pela Associação Filtro dos Sonhos. O objetivo é construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas anônimos em contato com novos públicos. A edição conta com apresentações de dança, música, exibição de vídeos e palco aberto para as saudações poéticas.
O evento se iniciou hoje (21) às 16 hs em Ilhéus e Itabuna. Na cidade grapiúna, o movimento aconteceu nas margens do Rio Cachoeira próximo a Avenida Beira Rio, na Praça Olinto Leone, com realização da Associação do Culto Afro Itabunense.
Esta ação movimentou ao todo 83 cidades de 24 Estado brasileiros, reunindo classes de poetas, educadores, artistas, agentes culturais e sociais para propagar a elevação dos índices de leitura no Brasil, além da divulgação do trabalho de artistas locais.
“Um Poema em cada Árvore” é uma iniciativa de incentivo à leitura, idealizado pelo poeta Marcelo Rocha do Instituto Psia de Belo Horizonte.
Participe!


Rock no Lual do Surf, no Vagão de Olivença

A estréia da estação mais florida do ano vem com a intensificação do Sol nas ultimas semanas. A temporada de ondas no mar de Olivença, com a 3ª Etapa do Campeonato Bivolt de Surf, trazem para o final de semana, em Ilhéus, um clima muito bom que vai misturar na noite estrelada de sábado (22), o rock dos Mendigos Blues e o som de Igor Carvalho e Banda, a partir das 22h, no Bar O Vagão, em Olivença. Primavera, tropicália e boas ondas e músicas no Lual do Surf. Meus francos, a entrada é franca.

WareHouse Party, vem com tudo na II edição!

Após o sucesso de lançamento da WareHouse Party, o Galpão Music Bar traz nesta sexta-feira, 21 de setembro, a partir das 23h, a 2a Edição do evento,  na frequência do que há de melhor da música eletrônica no Sul da Bahia. Celebração, sintonia, alto astral e boas energias para o melhor dia da semana. A sequência vem por conta dos Djs ilheenses Reneudes Jácome e Danley Dantas, profissionais da música já afirmados no mercado da região, qualidade e diferencial no som. Em seguida, Renato S. de Porto Seguro e Dan V. de Salvador assumem a mesa e  comandam a pista pra não perder o rebolado.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Acontece hoje roda do Movimento Feminino de Capoeira


O Movimento Feminino de Capoeira comunica que acontecerá hoje (20/09) uma roda, às 19 horas, na Praça Santa Rita, bairro da Conquista em Ilhéus.
Segundo comunicado da Professora Priscila do grupo Aliança de Ouro, aproximadamente dez grupos com integrantes mulheres estarão presentes hoje no evento, são eles: Tribo Unida, Aliança de Ouro, Bangalô, Negra Raiz, Barro Vermelho, Camarada Camaradinha, Grupo Sem, Nação Zumbi, Mandalecô e Liberdade.
Ela e as demais integrantes do movimento, convidam a todos para prestigiar a manifestação cultural e principalmente as mulheres capoeiristas que quiserem se integrar no movimento, serão todas bem-vindas.
A seguir, haverá reunião para agendamento do próximo encontro feminino na cidade.
Salve!



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Coleção Fotográfica OQUADRO: lançamento do disco

Até que enfim as fotos da banda ilheense OQUADRO, do dia do lançamento  do disco da banda, no Teatro Municipal de Ilhéus em 4 de julho de 2012, foram publicadas. Nem eu aguentava mais, entre programas, perda e encontro dos arquivos, aqui estão. A Maori inaugura agora uma exposição virtual de suas expressões na comunicação fotográfica. Esta é uma dádiva a todos da família OQUADRO, pela sua música,  e a todos que curtem o som e valorizam a cultura local. Sem mais delongas, salve, salve! Saudações Maori! Leve junto...
 
Photos: Anna Karenina 
(Clique nas fotos para ver em tamanho original).
 







































A posição da pirâmide pode mudar o jornalismo

Poeta, jornalista , de espírio político e defensor 

das idéias marxistas, Adelmo supõe a 
edificação da liberdade humana 
com o desenvolvimento do jornalismo.
 Um estudo feito pelo marxista, Adelmo Genro Filho, aponta um novo modo de enxergar e construir um fato noticioso a partir da realidade

Por Anna Karenina Vieira 4085/BA


Vinte e cinco anos se passaram após a publicação do livro “O segredo da pirâmide – para uma teoria marxista do jornalismo” de Adelmo Genro Filho, e a obra é considerada ainda hoje um ícone dentro dos conteúdos teóricos nos cursos de comunicação. Por possuir um caráter crítico sobre à produção do lead (a primeira parte de uma notícia), a tese dissertativa de mestrado que resultou em livro, revigora os significados de mundo na apreensão de um acontecimento – este, dentro de um contexto singular, particular e universal – no fazer jornalístico.
Para compreender a idéia do autor, é preciso um entendimento sobre um todo que interliga as partículas de uma realidade. Ao que se diz universal, compõem-se os fenômenos singulares e particulares. O singular através da identidade real participa o particular e o universal como fênomenos integrantes; e “o particular é um ponto intermediário entre os extremos, sendo também uma realidade dinâmica e efetiva”, explica Adelmo.
O autor constrói a idéia de que o jornalismo é uma nova forma social de conhecimento que se distingue e complementa a ciência e a arte na compreensão do mundo humano. “O jornalismo se efetiva não na universalidade, e sim de modo singular em meio a um processo capitalista”, salienta. Ou seja, o jornalismo é feito não de uma amplitude genérica que constitui um fato, mas de detalhes únicos que se destacam num todo.

 É neste ponto que critica o estigma da pirâmide como invertida e o lead da notícia, que tratam um fato de maneira ampla para atingir gradualmente uma forma mais restrita. A crítica levantada insinua que as formulações genéricas são incapazes de reproduzir os alcances singulares do acontecimento, pois “o essencial é invisível aos olhos”, reflete. Deixar a pirâmide com a sua base no chão, requer, o que o autor chama de singular, ocupe o vértice da pirâmide e o particular a base. No livro, o lead é a reprodução resumida da  experiência única e individual, o que caracteriza um aspecto importante dentro da notícia.
Ao explicar teorias que vêem os meios de comunicação como meros reprodutores das ideologias dominantes e capitalistas, a perspectiva marxista apresenta o jornalismo também como um instrumento que expressa as contradições que compõem a própria ideologia ao ter de respeitar a hierarquia objetiva dos acontecimentos.
Severamente, o livro também critica o tecnicismo da ação jornalística que não transcende para uma reflexão sobre a prática. O modo de produzir a notícia, segundo Adelmo, não revela a natureza do jornalismo.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

“O Tênis é como um Xadrez em movimento”


ENTREVISTA
“O Tênis é como um Xadrez em movimento” – Atleta ilheense, Educador Físico e Professor de Tênis há 15 anos, Luís Rogério Menezes revela em Entrevista os benefícios do esporte, métodos, práticas, eventos e inovações relacionados ao Tênis no Sul da Bahia.

Por Anna Karenina 4085/BA




Luís Rogério Menezes, conhecido por Charinho, atua no desenvolvimento de pessoas através do Tênis, esporte que engloba o físico, social, a emoção e a razão integradas à saúde e vitalidade humanas. Tenista ilheense de 1ª Classe é Educador Físico graduado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além de Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Charinho tem realizado um trabalho ímpar no ensino do Tênis no Sul da Bahia, com pesquisas, competições e promoção de eventos. Ministra aulas em Ilhéus na Quadra do Psiu, no Jardim Atlântico, em Itabuna e em Resorts como o Canabrava e Txai de Itacaré, inclusive já jogou com personalidades como o ex-presidente francês, Nicolas Sarcozy, e o tenista argentino tricampeão mundial de Rolland Garros, Guilhermo Vilas. Sem dúvidas, um profissional diferenciado. É credenciado como Treinador Nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), além de ser um legítimo talento como esportista. Quando o assunto é futsal ou futevôlei, sua habilidade é bastante notada na região, sendo considerado “o mestre da bola” por quem entende do assunto. Com formação humanizada e de visão social, Charinho traz, nesta sessão, atualidades sobre o Tênis, experiências, pesquisas e novidades. Confira!

Acontece: 2ª Etapa Copa Psiu do Circuito de Tênis da Academia Profit, em Outubro de 2012 na Quadra do Psiu com atletas e alunos da região em clima de otimismo, esporte, saúde e lazer.




Você afirma que o Tênis é um esporte que une a emoção, a razão, o social e saúde de uma só vez. De que forma?

O Tênis é bastante completo, porque além de ser considerado um dos melhores esportes para a saúde, desenvolve não só o lado físico e técnico do praticante, mas representa uma espécie de “xadrez em movimento”. Envolve planejamento estratégico, tática, antecipação, controle emocional e estimula a pessoa à concentração, disciplina e resiliência, capacidade de lidar com desafios e resolver problemas. Essas habilidades se aplicam ao desenvolvimento pessoal da vida como um todo. É uma prática muito positiva de sociabilidade, está vinculada ao lazer, prazer, diversão, interação social e até terapia.


Como é direcionada a formação de um aluno e qual o método utilizado nos treinos?

Independente de formar um atleta, o objetivo principal é formar um cidadão, com o desenvolvimento de pessoas por meio do tênis. Sem dúvidas, o Método “Play and Stay”, jogar e permanecer, é o mais adequado para iniciantes. Este método, da Federação Internacional de Tênis (ITF), tem como fundamento facilitar a aprendizagem de forma atrativa e divertida e se baseia na compreensão do jogo, onde o atleta aprende jogando desde a primeira aula. Utiliza equipamentos e espaços adaptados ao nível do jogador até ele estar apto a jogar numa quadra oficial. 



Quais pesquisas acadêmicas você tem desenvolvido ultimamente?

Realizei na UESC pelo CNPQ estudos sobre esporte e lazer que constatam que Ilhéus não possui ainda equipamentos e estrutura adequados ao acesso do grande público, em especial os jovens, ao lazer e prática esportiva. Em outra pesquisa abordo sobre a inserção do Tênis nas aulas de Educação Física Escolar da Rede Estadual de Ilhéus-BA. Minha contribuição se reflete numa proposta de democratização do Tênis na cidade, tendo em vista o esporte como direito de todos, instrumento de educação, inclusão, qualidade de vida, lazer e desenvolvimento social. Assim, temos um campo aberto para investimentos e políticas públicas a serem desenvolvidas que visem fomentar o apoio a projetos de cidadania através do esporte.


Sabe-se que existe uma nova modalidade, o Beach Tênis, um esporte de praia que está na moda nos melhores litorais do Brasil. Como acontece?
O Beach Tênis surgiu na década de 80 em Ravenna, na Itália, e cada vez mais atrai pessoas que curtem praia e esportes nos litorais mais badalados do Brasil e do mundo. É um esporte parecido com o Tênis e uma mistura de vôlei de praia, badminton, frescobol e futevôlei, só que com raquetes e bolas adaptadas na quadra de areia. Com certeza, é uma forte tendência e tem tudo para expandir em Ilhéus, onde em breve lançarei um projeto para o Beach Tênis. Além de fácil acesso e aprendizado, a modalidade envolve público de todas as idades, também uma excelente opção de lazer.
Acesse: www.charinho.com.br CREF 00627-G/BA charinho@uol.com.br

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Navi na Noite - Um rock underground numa produção underground. Salve!

Segue aqui o vídeo que ofereço de presente aos Mendigos Blues e a todos aqueles que curtem o som da banda grapiúna, minha terra natal. Inicio essa postagem com o primeiro de alguns dos trabalhos audiovisuais culturais, musicais, que tenho acumulado durante este ano. Agora se materializam muito humildemente, nada que venha a ser uma grande produção e mega edição - até porque o curso do vídeo é praticamente corrido -, segue sem muitos artefatos e nem alta resolução. Mas representa algo que leva uma mensagem, ainda que simplista, com recursos precários. Ainda assim, é de grande valor. Aqui está um dos ramos que brotam da árvore Maori. Esta, nasce de um embrião composto por gestos simples, muito íntimos e ligados à natureza de se fazer o que gosta com os recursos que se têm.
Elegi os Mendigos Blues para inaugurar esta série, porque, depois de Seu Jorge, foram minhas fontes de informação que inauguraram este Blog, em maio de 2011, quando, na Casa dos Artistas, em Ilhéus, assisti um show da banda e entrevistei seus integrantes, com a formação da época, compondo a reportagem "O Rock dos Artistas". Além de serem mui amistosos, são grandes músicos, com habilidades que me fazem sentir bem em ser grapiúna, ilheense, baiana, rockeira, blueseira, com muita satisfação. Posso dizer com tranquilidade que o Sul da Bahia está muito bem representado. Precisa mais é de apoio das iniciativas privadas, com abertura de espaços e valorização da cultura local.

"Navi na Noite" é uma das músicas que mais curto, sua musicalidade envolvente e a qualidade dos arranjos instrumentais tornam a canção muito marcante. Esse show aconteceu no dia 18 de maio de 2012, no bar O Vagão, em Olivença, Ilhéus-BA.
O próximo show acontece no dia 29/09/2012 em Ilhéus, na Casa dos Artistas, às 20hs.

Mendigos, eis aqui a minha dádiva como retribuição pelas vezes que tive a felicidade de ouvir o som de vocês. Tem mais vídeos ainda, depois posto... Maori, leve junto.



Para quem não conhece ainda, a banda Mendigos Blues é formada por Jonnie Walker e Ismerarock nos vocais e guitarra, na bateria Chucri,  Marcelo Sena no baixo e Victor Brasileiro nos teclados. Contatos para shows ligue: (73) 8817-4401 ou 8817-2607


Porque ser mendigo é bom demais.